meia casa

CASACOR/ RP 2019

 

Um espaço “para estar”, “para receber”, por isso ‘Meia Casa’ foi o essencial. Utilizamos materiais naturais que são características dos nossos projetos e a integração com o interior e exterior é primordial para nós. A ousadia ficou por conta do túnel de entrada, que ao passar por ele e chegar no estar queríamos transmitir uma sensação de respiro, de sossego, um desligar-se da vida corrida e ao mesmo tempo uma analogia ao tempo, ao aqui e e agora, às lembranças da cozinha de roça com barulhinho de água na beira da porta e a vontade de aproveitar esse momento: de sentar, prosear e tomar um bom vinho!

A nossa inspiração sempre parte primeiro da nossa arquitetura e dos materiais naturais que gostamos, dessa vez a idéia foi um ambiente mais escuro, mais sóbrio, terroso e brasileiro... Materiais que poderiam tornar o espaço mais frio, como o piso de pedra por exemplo, mas que ao mesmo tempo tem o aconchego e contraste do forro em madeira. Procuramos criar sensações com a arquitetura, mas a inspiração também partiu do “estar”, de literalmente estar em casa, estar presente, estar a vontade, estar desconectado, estar contemplando e estar vivenciando.

O túnel em granito brasileiro que nos remete ao vazio, ao menos é mais e ao mesmo tempo nos conecta com o espaço completo.

Sempre buscamos retratar um estilo brasileiro de sentir, dos materiais ao mobiliário e objetos de arte, cada um com uma história.

local | Ribeirão Preto sp

data | 2019

área | 60m²

status | concluído

paisagismo | Monica Costa

fotos | Felipe Araujo